Viajantes Apaixonados: Países Árabes e Dubai – Cuidados culturais a ter

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Países Árabes e Dubai – Cuidados culturais a ter

Países Árabes e Dubai – Cuidados culturais a ter

Que cuidados a ter com a cultura dos Emirados? 


Quando se viaja para o Dubai, Emirados Árabes Unidos ou para outros locais de cultura muçulmana moderada do golfo como Abhu Dhabi, Qatar ou Kuwait, é preciso ter em atenção a cultura local.
Ter em atenção e respeitar a cultura muçulmana ajuda a evitar conflitos ou até olhares menos simpáticos da parte dos locais. Os pontos que vamos referir agora aplicam-se principalmente à cultura mais “aberta” dos Emirados, Dubai, Abu Dhabi e Qatar. Países como o irão são mais restritos do que o que vamos falar de seguida.

Vestuário masculino ou feminino nos Emirados. O que vestir?

Os homens podem andar vestidos de forma normal, usar calções, t-shirts, etc. Os locais muçulmanos normalmente usam a tunica branca e estrangeiros se quiserem também podem vestir a tunica.
Mulheres: dependendo do local onde estão, podem ter que andar mais ou menos vestidas. Uma mulher (mesmo estrangeira) se quiser visitar locais institucionais, edifícios do governo, bancos, etc, deve pelo menos levar um lenço para cobrir os ombros. Ao entrar no país, para carimbar o passaporte também convém não ir muito despida.
As mulheres podem usar roupas mais “atrevidas” entre os hotéis e bares: podem usar mini-saia, decotes, etc. No entanto não é respeitoso usar estas roupas mais “atrevidas” em locais de mais movimento como ruas movimentadas e centros comerciais.
Para andar na rua, centros comerciais etc., as mulheres podem usar roupa normal mas com ombros minimamente cobertos e saia não acima dos joelhos.
Na praia ou na piscina ou em parques aquáticos: é permitido às mulheres estrangeiras usar bikini normal. No entanto fica atenta à sinalética à entrada da praia. Na minha opinião pessoal não aconselho bikinis demasiado provocantes do tipo mini fio dental.
Nos locais mais religiosos ou sagrados: existem alguns restrições para visitar locais religiosos muçulmanos. A cabeça e ombros devem ser cobertas.


Manifestações de afeto nos Emirados Árabes são permitidas?

As manifestações de afeto devem ser reservadas, pelo menos nos locais públicos. Em bares ou no hotel os casais podem fazer o que quiserem claro! No entanto em público na rua ou em centros comerciais, entre outros locais públicos, devem ter algum cuidado.
Os casais não devem de andar de mão dada, não devem andar abraçados nem beijar-se. Bem, da verdade é preciso ter algum bom senso: claro que um casal pode dar uma festinha, tocar na mão do outro ou abraçarem-se…mas não demasiado! Um abraço mais prolongado ou um beijo na boca pode fazer disparar alguns olhares mais desaprovadores.
Grandes marmelanços não são mesmo bem vistos e a polícia pode querer intervir por atentado ao pudor.
É interessante ver que à entrada de alguns locais públicos tem um sinal a dizer “No over display of affection” – não a manifestações de carinho exageradas.

Homosexualidade no Dubai: homosexualidade é totalmente tabu e casais gays devem ser ainda mais reservados. Já dentro do hotel ou dentro de casa, cada um é que sabe o que faz.

Sem comentários:

Enviar um comentário